sábado, 25 de agosto de 2012

Terezinha de Jesus










O texto a seguir foi enviado, no ano de 2004, ao ICCA - Instituto Cultural Cravo Albin, tendo em vista a publicação do verbete da cantora potiguar Terezinha de Jesus. Na época, eu iniciava os estudos e a pesquisa acadêmica em torno de um projeto de mestrado encaminhado e aprovado pelo Programa de Pós-Graduação em História (História Cultural) da UnB - Universidade de Brasília, pesquisa que teve por objeto um determinado segmento da música popular realizada na década de 1970 por artistas nascidos na região Nordeste do Brasil. O conteúdo do texto foi publicado pouco tempo depois no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. (Confira: http://www.dicionariompb.com.br/terezinha-de-jesus ).

O vídeo em anexo foi extraído do Youtube:
(http://www.youtube.com/watch?v=wTBqROsaXAU&feature=player_detailpage)



   Terezinha de Jesus por Magno Córdova

            Terezinha de Meneses Cruz nasceu em 3 de julho de 1951, em Florânia, cidade localizada a cerca de duzentos quilômetros de Natal, na região conhecida como Sertão do Seridó, estado do Rio Grande do Norte.
            Na infância, participou de corais em colégios onde estudou, na cidade de Currais Novos (RN), vizinha à sua terra natal. Em 1970, já residindo na capital do Estado, foi convidada por sua irmã – a cantora Odaíres – e pelo seu cunhado – o cantor e compositor Mirabô – a participar do espetáculo intitulado Explo70, realizado no Sesc da Cidade Alta, em Natal. A partir de então, passou a se apresentar regularmente na cidade.
            É desse período inicial de sua formação artística a participação nos festivais de música popular nordestina, comumente realizados em Natal, Recife e Salvador. Com a música intitulada “Quero talvez uma nega”, co-autoria dos compositores potiguares Ivanildo Cortez e Napoleão Veras, venceu uma das edições do festival, em Natal e em Recife. Ainda no Rio Grande do Norte, integrou o Grupo Opção, formado por Mirabô, Márcio Tarcino, Expedito, dentre outros. Após dois anos de atuação pelo Nordeste, todos os componentes do “Opção” seguiram para o Rio de Janeiro, destino comum de boa parte dos artistas brasileiros surgidos à época.
            O nome artístico adotado por Terezinha até aquele momento era “Tiazinha”. Ao travar contato com o ambiente musical fluminense, conheceu o compositor Abel Silva que lhe sugeriu a adoção do nome com o qual se tornou conhecida do público. No Rio de Janeiro, antes de lançar trabalho autoral, Terezinha de Jesus participou como vocalista em espetáculos e gravações de artistas como Tim Maia, Trio Esperança, Golden Boys e Quarteto em Cy. Paralelamente, realizava shows para plateias cada vez maiores, consolidando sua voz como das mais atraentes surgidas naquele momento na cena musical popular brasileira.
Em janeiro de 1978 a Revista de Música trouxe uma relação de artistas revelados no ano anterior. Terezinha de Jesus ganhou destaque como voz feminina juntamente com a cearense Amelinha.
A primeira gravação solo da cantora veio em 1978, no formato de compacto em vinil lançado pela FUNARTE, dentro do Projeto Vitrine. Posteriormente, esse registro foi incluído no CD homônimo àquele projeto (parceria FUNARTE/Atração Fonográfica CD ATR 32053) onde também estão reunidas as primeiras gravações de Zizi Possi, Oswaldo Montenegro, Cláudia Savaget e Mongol, além da participação de Grande Otelo. Todas as músicas que Terezinha gravou para o Projeto Vitrine seriam aproveitadas no repertório do seu LP de estréia.
           No ano seguinte, portanto, através de um convite do cearense Raimundo Fagner – então diretor artístico do selo Epic, da gravadora CBS – gravou seu primeiro LP: Vento Nordeste. Nesse trabalho, Terezinha contou com as participações especiais de Dominguinhos (nas faixas “Fulô da Maravilha”, e “Aves Daninhas”) e Paulinho da Viola (em “Coração Imprudente”), além do grupo Cantares (na faixa “Na Direção do Dia”). Para apresentá-la ao público, vieram impressos na contra-capa do LP um texto de Carlos Capinam e outro de Abel Silva dando boas vindas à sua incursão no mundo do disco e da música popular brasileira.
            Caso de Amor é o título do segundo disco e também seu segundo trabalho consecutivo sob a direção de produção de Ivair Vila Real.
O disco seguinte – Pra Incendiar Seu Coração, de 1981 – foi produzido pelo músico e compositor Sivuca. A canção que dá título ao disco, de autoria de Moraes Moreira e Patinhas, pode ser considerada seu maior sucesso. Há nesse LP o dueto de Terezinha com a participação especial de sua irmã Odaíres interpretando “Prece ao Vento”, um clássico do cancioneiro popular brasileiro. Sivuca aparece também dividindo os vocais com a cantora em “Eu vi o mar virar sertão”.
Em 1982, Terezinha gravou o LP Sotaque. Contou com a participação especial do tecladista Mu, então integrante do grupo A Cor do Som (na música “Papo de Anjo, Baba de Moça”). Também aqui, Sivuca foi responsável pela produção. No mesmo ano de lançamento de Sotaque, Terezinha participou do disco Notícias do Brasil, do grupo pernambucano Quinteto Violado. Com o Quinteto Violado interpretou a música “Canto Livre”, de Fernando Filizola.
Seu último trabalho dessa primeira safra de contratos com a CBS – o LP Frágil Força, de 1983 – teve a produção de Luiz Carlos Maluly.
Após a gravação de Frágil Força - e não tendo renovado contrato com a CBS - Terezinha ficou sem gravadora e passou por um longo período distante dos estúdios.
Simultaneamente ao lançamento de discos, Terezinha levou seu repertório ao público em palcos espalhados pelo país, por diversas ocasiões. Cabe destacar aqui dois projetos voltados para a divulgação da música popular brasileira, dos quais participou ativamente e que foram muito importantes para a consolidação do seu nome na história recente da música popular feita no Brasil. No Projeto Pixinguinha, Terezinha de Jesus esteve presente em três edições: em 1979, dividiu o palco com os cantores/compositores Moraes Moreira e Djavan, em espetáculos ocorridos em algumas capitais do Sudeste e do Nordeste do país; em 1982 esteve ao lado da instrumentista, cantora e arranjadora carioca Rosinha de Valença; na edição de 1991, realizou espetáculo com o cantor e compositor paulistano Carlos José e com o Grupo Viva Voz, levando seu trabalho a cidades da região Sul do Brasil.
Pelo Projeto Seis e Meia, Terezinha de Jesus apresentou-se em 1981 com o cantor Biafra - na cidade do Rio de Janeiro - e com Elza Maria - em Recife. No ano seguinte, na sala Sidney Miller da FUNARTE do Rio, Terezinha de Jesus reuniu-se a Thereza Tinoco. Em 1983, foi a vez de se juntar ao grande compositor maranhense João do Vale, no Teatro João Caetano, na capital Fluminense. Ainda no Rio, em 1988, subiu ao palco com Marinês e Severo.
           No ano de 1994, Terezinha voltou a residir em Natal. Por duas vezes, na década de 90, marcou presença no palco do Teatro Alberto Maranhão, daquela capital, dentro da programação do Seis e Meia: em 1996, com o cearense Belchior, e em 1997, com Dominguinhos. Naquele ano de 97, a Sony compilou algumas faixas dos discos lançados até então e as reuniu em um CD incluído na série 20 Super Sucessos.
Iniciado o novo século, alguns indícios vieram apontar para uma retomada nas atividades musicais da cantora norte-rio-grandense. Um sintoma dessa nova etapa pode ser percebido com o reconhecimento da importância de seu trabalho pelos organizadores do Prêmio Hangar, uma iniciativa que põe em relevo trajetórias de artistas do Rio Grande do Norte: em 2003, Terezinha de Jesus recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra. No mesmo ano, ela se apresentou com os cantores e compositores Tunai e Dalto para o público de Natal, também dentro da programação do Projeto Seis e Meia.


Repertório gravado por Terezinha de Jesus:
(por ordem cronológica dos discos lançados)


Projeto Vitrine – 1978 (Compacto).

1 - Vento Nordeste (Sueli Costa e Abel Silva);*
2 – Cigano (Raimundo Fagner);
3 - Não Posso Crer (Mirabô e Capinam);
4 - Fulô da Fuloresta (João Silva e Geraldo Nunes).


Vento Nordeste – 1979 (EPIC LP - 144.303)

Lado A

1 - Vento Nordeste (Sueli Costa e Abel Silva);*
2 - Cigano (Raimundo Fagner);*
3 - Curare (Bororó);*
4 - Aves Daninhas (Lupicínio Rodrigues);
5 - Fogo Fátuo (Moraes Moreira e Chacal);
6 - Foi-se o Tempo (Petrúcio Maia e Fausto Nilo).

Lado B

            1 – Coração Imprudente (Paulinho da Viola);*
            2 – Não Posso Crer (Mentira) (Mirabô e Capinam);
            3 - Maresia (Sueli Costa e Abel Silva);
            4 – Na Direção do Dia (Juka Filho, José Renato e Claudio Nucci);*
            5 – Fulô da Maravilha (Luis bandeira);*
            6 – Fulô da Fuloresta (João Silva e Geraldo Nunes).


Caso de amor – 1980 (EPIC LP - 144.411)

Lado A
            1 – Tua Sedução (Moraes Moreira e Fausto Nilo);*
            2 – Caso de Amor (Wilson Cachaça e Ronaldo Santos);
            3 – Qui Nem Jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira);
            4 – Acalanto (Mirabô e Capinam);
            5 – Cidade Submersa (Paulinho da Viola);*
            6 – Agradecido (Manduka).

Lado B
            1 – Alegria e a Dor (Tesouro da Juventude) (Sueli Costa e Abel Silva);
            2 – Pra Ficar Me Esperando (Beto Fae e Paulo Roberto Barros);*
            3 – Retrato da vida (Elton Medeiros);
            4 – Vida, Vida (Anísio Silva);
            5 – Dança ( Renato Alt e Luis Sérgio dos Santos);
            6 – Asas (Fagner e Abel Silva).


Pra Incendiar Seu Coração – 1981 (EPIC LP - 144.459)

Lado A
            1 – Amizade (Beto Marques);
            2 – Quando Chega o Verão (Dominguinhos e Abel Silva);*
            3 – Flor do Xaxado (Mirabô e Capinam);*
            4 – Pra Incendiar Seu Coração (Moraes Moreira e Patinhas);*
            5 – Amar Quem Eu Já Amei (João do Vale e Libório);
            6 – Prece ao Vento (Gilvan Chaves, Alcyr Pires Vermelho e Fernando Luiz).*

Lado B
            1 – Coração Cigano (José Renato e Juka Filho);*
            2 – Por Esse Amor (Ronald Pinheiro e Robertinho de Recife);
            3 – Couraça (Adler São Luiz);*
            4 – Eu Vi o Mar Virar Sertão (Sivuca e Cacaso);*
            5 – Xote Menina (Robertinho de Recife e Fausto Nilo);*
            6 – Rio Coração (Luis Sérgio).

Sotaque – 1982 (EPIC LP - 144.462)

Lado A
            1 – Sotaque (Sivuca e Ana Terra);
            2 – Dom Divino (Jurandy da Feira);
            3 – Mares Potiguares ( Mirabô e Capinam);
            4 – Atrás do Circo Voador (Aroldo, Levi e Abel Silva);
            5 – Fervendo de Amor (Ronald Pinheiro e Papa Kid);
            6 – Nova Ilusão (Pedro Caetano e Claudionor Cruz).*

Lado B
            1 – Cidade de Conde (Afonso Gadelha e Glorinha Gadelha);
            2 – Éramos Dois (Dominguinhos e Mariah Costa Penna);
            3 – Papo de Anjo, Baba de Moça (Mú e Guilherme Arantes);
            4 – Deslumbrante Moço (Theresa Tinoco);
            5 – Homenagem a São João (Pout-Pourri):
a)      São João na Roça (Luiz Gonzaga e Zé Dantas);
b)      Brincadeira na Fogueira (Antônio Barros);
c)      Olha Pr’o Céu (Luiz Gonzaga e José Fernandes).
6 – Evocação nº1 (Nelson Ferreira).




Frágil Força – 1983 (EPIC LP - 144.469)

Lado A
            1 – Odalisca em Flor (Moraes Moreira e Waly Salomão);*
            2 – Frágil Força (Luiz Melodia e Ricardo Augusto);*
            3 – Hora Adora (Beti Niemeyer);
            4 – Mar Azul (Chico Guedes, Terezinha de Jesus e Babal);
            5 – De Mansinho (Enoch Domingos e Jotagê Campanholi);
            6 – Baú de Brinquedos (Abel Silva e Nonato Luiz).

Lado B
            1 – Vento Leste (Paulo Debétio e Waldir Luz);
            2 – A Paixão (Mirabô e capinam);
            3 – Bumerangue (Moraes Moreira e Abel Silva);
            4 – Beijo na Bochecha (Moacir Albuquerque e Tavinho Paes);
            5 – Linda Flor (Yayá) (Henrique Vogeler, Marques Porto e Luiz Peixoto).


  • As músicas indicadas com asterisco (*) foram incluídas na coletânea “20 Super Sucessos – Terezinha de Jesus”, de 1997. (CD 470.246 Polydisc)


Referências e Fontes Consultadas:


Endereços Eletrônicos:



Fontes Impressas:

-    Acervo Funarte da Música Brasileira. In: A História da música brasileira agora tem uma história: Acervo Funarte da Música Brasileira (Catálogo). Ministério da Cultura – FUNARTE/Atração Fonográfica. S/d.

-       FILHO, Gilvandro. Bodas de Frevo – A História do Quinteto Violado. Recife: cia Editora de Pernambuco (CEPE), 1998.

-         JÚNIOR, Costa e HOMEM, Roberto. “Zona Sul – Entrevista Terezinha de Jesus”. Jornal Zona Sul, Natal, outubro de 2003. p.04.

-       RIBEIRO, Matias José. “Terezinha sabe bem o que cantar. Falta saber bem como”.Revista Somtrês. Editora Três, Agosto de 1979. pp.83/4.


Fontes orais e escritas:

-       Terezinha de Jesus. Depoimento prestado ao autor, em abril de 2004, e informações enviadas via correio eletrônico, no mesmo período.




Brasília, maio de 2004.

            

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