quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Parque Nacional da Serra da Capivara - Patrimônio Mundial (UNESCO, 1991)

Abro aqui uma exceção quanto ao conteúdo proposto por esse blog que originalmente publica textos cujo objeto norteador é a música. 

O material a seguir é parte das informações por mim organizadas na condição de consultor em projeto intitulado  Promoção da diversidade e do diálogo intercultural entre o Brasil e o exterior por meio do turismo cultural, realizado em 2010, para o Ministério do Turismo, através da Embratur.

A iniciativa de torná-lo público foi motivada tendo em vista a situação político-administrativa atual (agosto de 2016) do Parque e da Fundham, criada para preservá-lo. 

As informações nele contidas, portanto, devem ser consideradas no contexto do ano em que o projeto foi realizado.
(por Magno Córdova)


Parque Nacional da Serra da Capivara - Patrimônio Mundial (UNESCO, 1991)



(Imagem extraída do endereço http://www.fumdham.org.br/ . Acesso em 24/08/2016)


Definição 

Área de proteção ambiental permanente que possui importante patrimônio em sítios arqueológicos. Inspirou a criação no local do Museu do Homem Americano. Suas grutas e tocas apresentam diferentes estilos de pintura e gravura rupestre e há circuitos de visitação a outras formações geológicas do semiárido, clima típico do Nordeste brasileiro.

Localização

Está localizado no sudeste do estado do Piauí e o principal município a que pertence é São Raimundo Nonato. Os outros são Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João Costa. O ponto de referência para acesso ao parque é a cidade pernambucana de Petrolina, a 350 km, onde há aeroporto que opera com voos regulares. Dessa cidade e também de Teresina, que fica a 510km, saem ônibus para São Raimundo Nonato. Agências de viagens especializadas em ecoturismo costumam oferecer pacotes completos para visitas à Serra da Capivara.

Melhor época para ir

De dezembro a junho, quando as temperaturas locais são mais baixas. Fica aberto diariamente das 7h às 17h, durante todo o ano.
É obrigatório obter autorização do Ibama-PI e contratar um guia cadastrado pelo Ministério do Meio Ambiente. O percurso aberto à visitação possui 22 sítios arqueológicos com escadas de acesso, passarelas e sinalização.

Características gerais

O Parque Nacional Serra da Capivara reúne a maior coleção de desenhos rupestres do mundo, com cerca de 30 mil pinturas catalogadas. Está situado na região semi-árida do Nordeste do Brasil, na fronteira entre o sertão nordestino e a floresta amazônica. Apresenta dois períodos climáticos ao longo do ano: um de seca e um chuvoso. O relevo atual se formou há cerca de 240 milhões de anos. Um levantamento da placa do estuário marítimo que ocupava a região onde hoje está situado o parque forma uma cuesta. A cuesta representa uma fronteira entre a planície pré-cambriana do rio São Francisco e a formação sedimentar do período permiano-devoniano da serra. A diferenciação das rochas que formam a serra e a ação do tempo modelaram o relevo com formas e cores variadas.

Mais de 700 sítios arqueológicos foram mapeados no Parque Nacional e na área de proteção permanente. A maioria é formada de abrigos sob rocha. As pinturas dominantes são de caráter narrativo, retratando cenas da vida cotidiana e cerimonial. Seu conjunto forma um sistema gráfico de comunicação entre aqueles povos. É possível ao visitante observar a permanência temática dessa arte, tradição cultural que perdurou aproximadamente 12 mil anos. Ao mesmo tempo, faz-se notar uma evolução estilística na composição das cenas, através das variações na técnica de desenho e pintura. Há diversos vestígios deixados pelo homem pré-histórico nos sítios arqueológicos espalhados pelos 130 mil ha de área do parque, com galerias de vários andares, cobertas por pinturas e gravuras rupestres.

O parque foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, em 1991. Está estruturado para receber a visita de diversos públicos. Há trilhas e sítios com graus diferenciados de dificuldade de percurso, conforme a disponibilidade de tempo e o condicionamento físico do visitante. Possui trilhas por desfiladeiros e sobre as cadeias de montanhas da serra local. Há 14 trilhas turísticas que permitem a visita, com segurança, a mais de 100 sítios de pinturas rupestres. Uma delas fica a menos de 200m do receptivo do parque e traz mais de 3 mil registros desses desenhos, podendo ser visitada por turistas da melhor idade.

Um projeto social vinculado ao parque é desenvolvido pela Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano). As pinturas rupestres inspiram a produção cerâmica da fábrica mantida pela fundação. O projeto é autossustentável e visa capacitar a mão de obra surgida com a proibição da caça de animais selvagens na região. A produção da fábrica atende a mercados internos como São Paulo e externos como a Itália. A Fumdham é cogestora do Parque Nacional Serra da Capivara em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Os visitantes têm três opções de hospedagem: Pousada Hotel Serra da Capivara (fica em São Raimundo Nonato, de propriedade do Governo do Piauí. Cedida à Fumdham, sua operação é terceirizada. Possui loja com produtos relativos à Serra da Capivara), Camping do Sítio do Mocó (próximo ao Centro de Visitantes do parque. Aluga e oferece espaço para barracas e tem restaurante que oferece alimentação sob encomenda) e Albergue Estudantil Barreirinho (a 4km da principal entrada do parque, com diárias que incluem refeições).

Atrativos Específicos

Circuitos:

Entre as atrações do Parque Nacional da Serra da Capivara, destacam-se os seguintes circuitos: Coronel José Dias, Toca do Pajaú, Circuito do Veadinho Azul e Baixão da Vaca pelo Desfiladeiro da Capivara, Baixão da Vaca II e III, Toca da Saída, Paredão dos Veadinhos, Toca do Neguinho Só, Baixão da Vaca I, Projeto Social – Cerâmica, Sítio do Mocó, Fundo do Baião da Pedra Furada, Vista Panorâmica Caldeirão do Rodrigues, Toca do Rodrigues II, Canoas III, Canoas I e II, Baixão das Andorinhas, Toca de Cima do Pilão (caverna iluminada com energia solar), Vista Panorâmica da Serra Talhada, Trilha do Hombú (interpretativa), Toca da Martiliana, Toca da Pedra Furada, Toca da Invenção (pinturas brancas), Toca da Boca do Sapo, Visita ao Camping, Toca dos Coqueiros (Zuzu), Baixão das Mulheres II, Baixão das Mulheres I, Travessia do Alto da Pedra Furada, Gruta do Alto da Pedra Furada, Centro de Visitantes do Parque, Toca do Boqueirão da Pedra Furada, Pedra Furada e anfiteatro, Toca do Cajueiro, Toca do Sítio do Meio, Toca do Boqueirão da Pedra Furada (iluminação noturna).

Baixão das Andorinhas:
Local onde se observa grande quantidade de aves dessa espécie recolhendo-se para seu abrigo noturno: uma gruta situada no alto de um desfiladeiro.

Centro de Visitantes:
Centro de apoio ao público, com lanchonete, auditório para apresentação de vídeos, loja com produtos Serra da Capivara, cerâmica, postais, livros etc.

São Raimundo Nonato:
Em São Raimundo Nonato, a Fumdham desenvolve o projeto social da fábrica de cerâmica da Serra da Capivara e. gerencia o Museu do Homem Americano e o Centro Cultural Sergio Mota, onde são desenvolvidas pesquisas científicas. As descobertas feitas na área levaram arqueólogos a acreditarem que o homem teria habitado o continente americano há mais de 30 mil anos, contrariando as teorias mais aceitas pelos cientistas. O museu conta a história da evolução do homem e tem em seu acervo os achados arqueológicos do lugar: ferramentas em pedra, restos de cerâmica, vestígios de fogueiras, de sepultamentos, esqueletos fossilizados de grandes animais pré-históricos. Deve ser visitado no primeiro dia de estadia em São Raimundo Nonato, como forma de orientação aos roteiros e percursos internos do parque.

OBS: Só é permitida a entrada no Parque Nacional acompanhado de guia oficial. No hotel em São Raimundo Nonato obtém-se orientação sobre a contratação do guia. O parque fica a aproximadamente 40km de distância da cidade. O visitante pode se deslocar em condução particular ou contratar transporte junto ao próprio guia. Não existe sistema regular de transporte para o parque. Os guias são formados pela Fumdham. Existem normas de conduta relativas ao parque, cujo objetivo é educar o visitante e auxiliá-lo na preservação do patrimônio. A Fumdham possui publicações bilíngue e trilíngue relativas ao parque.

Nenhum comentário: