por Magno Córdova
Em 1926, foi encenado no Rio de Janeiro o primeiro
espetáculo de Teatro de Revista realizado só com artistas negros. Apresentado
pela Companhia Negra de Revista, chamava-se “Tudo preto”. O Teatro de Revista
no Brasil caracterizou-se por levar para o palco, além dos atores, os músicos e
seus instrumentos para que executassem seus números no momento da encenação. O
diretor de “Tudo preto”, De Chocolat, contou com o maestro Pixinguinha no
comando da trilha sonora. A boa repercussão do espetáculo chamou a atenção de
dois jovens intelectuais cariocas e um outro, pernambucano, que estava de
passagem pelo Rio de Janeiro: Sérgio Buarque de Holanda, Prudente de Moraes
Neto e Gilberto Freyre. Ficaram maravilhados com o autêntico batuque africano
executado pela atriz Miss Mons durante o espetáculo. Mas o que mais
impressionou ao pernambucano Gilberto Freyre foi a música de Pixinguinha. Quis
conhecê-lo em uma outra situação.
Prudente de Moraes Neto tinha
sido apresentado ao sambista Donga pelo poeta vanguardista francês Blaise
Cendrars, um assíduo folião dos carnavais cariocas. Donga era companheiro de
Pixinguinha no grupo de samba Os Oito Batutas e a ele é atribuída a
controvertida autoria de “Pelo Telefone”, o primeiro registro fonográfico de um
samba no Brasil. Foi através dele que se deu o encontro entre o amigo
Pixinguinha e o sociólogo Freyre. Além desses intelectuais e sambistas, consta
que também participou da reunião o compositor Villa-Lobos.
Aqui é possível ouvir na íntegra um disco ilustrativo do universo musical referenciado na obra "O mistério do samba", sob a batuta de Pixinguinha e destaques para Clementina de Jesus e João da Baiana (extraído do youtube).
Foi fechado um café na rua do
Catete, especialmente para aquela ocasião. É possível que com este encontro
tenha sido iniciado o processo que transformaria a imagem social do samba: de
manifestação cassada pelas autoridades e marginalizada pelas camadas brancas da
sociedade brasileira, ele se converteria no símbolo da cultura brasileira, na
música nacional por excelência.
Uma indicação para leitura é o
livro O Mistério do samba, de
Hermano Vianna. Da Jorge Zahar Editor e Editora UFRJ. Uma parte introdutória do livro encontra-se disponível no site do google: O Mistério do samba (fragmento inicial). Resta informar que há um documentário homônimo realizado após o lançamento do livro em questão que, no entanto, não possui roteiro baseado no estudo de Vianna.
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