sábado, 19 de julho de 2014

“O Mistério do Samba”

por Magno Córdova


           Em 1926, foi encenado no Rio de Janeiro o primeiro espetáculo de Teatro de Revista realizado só com artistas negros. Apresentado pela Companhia Negra de Revista, chamava-se “Tudo preto”. O Teatro de Revista no Brasil caracterizou-se por levar para o palco, além dos atores, os músicos e seus instrumentos para que executassem seus números no momento da encenação. O diretor de “Tudo preto”, De Chocolat, contou com o maestro Pixinguinha no comando da trilha sonora. A boa repercussão do espetáculo chamou a atenção de dois jovens intelectuais cariocas e um outro, pernambucano, que estava de passagem pelo Rio de Janeiro: Sérgio Buarque de Holanda, Prudente de Moraes Neto e Gilberto Freyre. Ficaram maravilhados com o autêntico batuque africano executado pela atriz Miss Mons durante o espetáculo. Mas o que mais impressionou ao pernambucano Gilberto Freyre foi a música de Pixinguinha. Quis conhecê-lo em uma outra situação.
Prudente de Moraes Neto tinha sido apresentado ao sambista Donga pelo poeta vanguardista francês Blaise Cendrars, um assíduo folião dos carnavais cariocas. Donga era companheiro de Pixinguinha no grupo de samba Os Oito Batutas e a ele é atribuída a controvertida autoria de “Pelo Telefone”, o primeiro registro fonográfico de um samba no Brasil. Foi através dele que se deu o encontro entre o amigo Pixinguinha e o sociólogo Freyre. Além desses intelectuais e sambistas, consta que também participou da reunião o compositor Villa-Lobos.



Aqui é possível ouvir na íntegra um disco ilustrativo do universo musical referenciado na obra "O mistério do samba", sob a batuta de Pixinguinha e destaques para Clementina de Jesus e João da Baiana (extraído do youtube).

Foi fechado um café na rua do Catete, especialmente para aquela ocasião. É possível que com este encontro tenha sido iniciado o processo que transformaria a imagem social do samba: de manifestação cassada pelas autoridades e marginalizada pelas camadas brancas da sociedade brasileira, ele se converteria no símbolo da cultura brasileira, na música nacional por excelência.

Uma indicação para leitura é o livro O Mistério do samba, de Hermano Vianna. Da Jorge Zahar Editor e Editora UFRJ. Uma parte introdutória do livro encontra-se disponível no site do google: O Mistério do samba (fragmento inicial). Resta informar que há um documentário homônimo realizado após o lançamento do livro em questão que, no entanto, não possui roteiro baseado no estudo de Vianna.

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